Deus Agni, o Deus do Fogo




De acordo com a mitologia hindu, o Deus Agni é o Deus do Fogo e no início do hinduísmo foi um dos mais importantes deuses, sendo o mensageiro dos deuses, o aceitador de sacrifício. O Deus Agni mantém um papel de importância em sacrifícios e rituais hindus e, por isso, ele é visto como um deus mediador entre a Terra e o Céu. 

O Deus Agni é filho de Dyaus Pita e Prthivi. O Deus Agni está ligado ao Deus Indra, e por vezes em alguns relatos é mencionado como o seu irmão gêmeo. Alguns textos hindus relatam que o Deus Agni possuiu, além dos pais Dyaus Pita e Prthivi e Kasyapa e Aditi, mais dois pais, que são representados por duas varas de paus que, quando friccionados de modo intenso, criam o fogo. 

O Deus Agni é o Deus do Fogo, e não somente um deus do elemento fogo, mas sim as manifestações e ramificações do próprio elemento por toda a natureza, ou seja, o Deus Agni é a parte viva da centelha da vida, e como dois exemplos dessas manifestações e ramificações temos a faísca do relâmpago no céu (o fogo na forma do relâmpago) e os raios do sol (o calor do fogo do sol) que veem à Terra. E, com estes dois exemplos temos um deus com aspectos destruidor e gerenerador.

Na iconografia hindu retrata o Deus Agni como o corpo na cor vermelha com duas faces que são untadas de ghee, olhos negros e selvagens, ma longa cabeleira na cor preta, dentes de ouro e sete línguas de fogo e afiadas.

Possui dez mães, ou dez irmãs, ou dez criadas, que representam os dez dedos da mão do homem que inicia o fogo. 

O Deus Agni possui como o seu veículo condutor um carneiro, que por vezes é representado na iconografia hindu em uma carruagem puxada por cabras.

Ao longo dos séculos, o hinduísmo foi evoluindo, e por motivos não explicados a posição de deidade do Deus Agni caiu drasticamente, passando a encarnação do Deus Brahma e do Deus Shiva, mas sempre é bom lembrar que todo sacrifício, ritual, oferenda e etc. hindu possui o elemento fogo, seja para quaisquer deuses ou deusas, sendo assim, o Deus Agni mantém seu papel importante no hinduísmo, mesmo nos tempos do hinduísmo mais evoluído.

Comentários

Postagens mais visitadas